quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O Projeto Educativo

Para realizar a horizontalização do processo educativo e possibilitar que os estudantes vivenciem plenamente seus potenciais, relacionando-os a uma convivência solidária e co-responsável, a prática da escola deverá apoiar-se em dispositivos de construção do conhecimento e de convivência no espaço-escola. Esses dispositivos possibilitarão a vivência, de forma significativa e contextualizada, de diferentes áreas do conhecimento e da formação dos sujeitos.
Pais, mães, educadores, educadoras, estudantes e comunidade são pilares fundamentais e de igual valor na constituição desta experiência. Diversas instâncias colegiadas de gestão abrigarão desejos, críticas, contribuições, dedicações, decisões.
Os educadores não serão professores, mas parceiros - orientadores das crianças e dos adolescentes na organização de seus projetos individuais e coletivos; e sistematizadores-produtores das reflexões do ambiente educativo. Mães e pais estarão diretamente implicados na construção e na avaliação da educação vivenciada, além de responsáveis por dimensões de formulação e de execução de uma escola sem donos ou diretores. Os estudantes, como centro dessa trama educacional, estarão presentes em todos os aspectos da constituição da escola. Finalmente, acreditando que uma educação significativa deve ser consciente e contextualizada, a troca entre o ambiente escolar e a comunidade de entorno se faz fundamental nesta proposta.

2 comentários:

  1. Nossa,
    que coisa linda!
    é de emocionar. parabens Dr. Masa!
    forte abraço,
    fé e força,
    Koblitz

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  2. muita força mesmo.
    quero ver esse projeto a todo vapor pra quando o pedro sair da vivendo.
    abraço, fé e trabalho
    percisando de ajuda, contem comigo

    mauro

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