quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Os dispositivos de construção do conhecimento

Mapa do Saber
Sistematização gráfica dos conhecimentos e habilidades básicos que serão construídos, de acordo com as faixas etárias das crianças e dos adolescentes, com base nos Parâmetros Curriculares do MEC e nas atitudes necessárias para o exercício dos princípios e dos dispositivos da escola. O mapa orienta a atuação dos educadores e facilita o planejamento individual dos estudantes.
Planejamento e Registro Individual
Inspirado no mapa do saber e com a ajuda dos educadores, o estudante realiza o planejamento de sua trajetória de construção do conhecimento, bem como de participação nos dispositivos de convivência, estabelecendo objetivos e traçando caminhos para atingi-los. Esses planos, assim como as experiências vividas e o processo de avaliação, estarão organizados em uma estrutura de registro individual (plano, diário de bordo e avaliações) e coletivo (murais, já sei/posso ajudar/preciso de ajuda).
Eu Ja Sei/Posso Ajudar/Preciso de Ajuda
A participação solidária, autônoma e responsável do estudante se expressa na manifestação, em espaços coletivos, daquilo que ele avalia que já sabe - e, portanto, pode ser avaliado -, do que se sente capaz de contribuir no aprendizado dos demais - “posso ajudar” -, assim como daquilo que ainda requer auxilio para consolidar em sua trajetória de construção - “preciso de ajuda”. O estudante se apropria do seu processo de avaliação, que deixa de ser conduzido pela escola – como instrumento de controle - e passa a instrumento de retroalimentação e estimulo para o individuo. Faz-se necessário ressaltar que o processo avaliativo se realiza em três dimensões: além dessa percepção do próprio estudante, soma-se a visão do educador/tutor, como parceiro; e da própria comunidade escolar, como suporte na percepção da experiência de cada estudante.
Tutoria
O educador, ao abrir mão da postura de detentor do saber, passa a desempenhar o papel de facilitador da construção individual e coletiva do conhecimento, auxiliando cada estudante no desenho de sua trajetória individual, com base nos interesses, necessidades e habilidades de cada um, bem como na integração e aproveitamento dos demais dispositivos.
Projetos
São atividades coletivas, orientadas pelos educadores e construídas pelas crianças e pelos adolescentes, para nutrir e complementar o desenvolvimento da trajetória individual dos estudantes na construção de conhecimentos e habilidades. Os projetos possibilitam uma abordagem integrada de diversos tipos de saberes e o aprofundamento dos temas básicos do mapa do saber, de acordo com cada grupo.
Expressão e Troca
Os conhecimentos e as habilidades desenvolvidos, de forma individual ou como produção coletiva, contarão com espaços e atividades para compartilhamento, com vistas a possibilitar novas descobertas/avanços e construir diferentes caminhos/formas de expressão.

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