quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Os dispositivos de convivência

Direitos e Deveres
Orientam a vivência coletiva, estabelecendo as responsabilidades individuais e do grupo. São definidos no inicio do ano letivo, pautam o diálogo nas instâncias de gestão e geram as atribuições dos grupos de responsabilidade.
Grupos de Responsabilidade
Para exercício dos princípios - autonomia, co-responsabilidade e solidariedade - todos participarão de grupos com atribuições definidas que se afinem com seus interesses/habilidades e com as necessidades coletivas. Os grupos se reúnem periodicamente para planejar e avaliar se estão sendo cumpridos os objetivos propostos.
Gostei/não gostei
Espaço para expressão e registro de contentamento e insatisfação, que possibilita ao estudante afirmar-se como sujeito construtor do coletivo e ao coletivo aprofundar limites de convivência e encaminhar soluções que serão responsabilidade de todos.
Agrupamento não-seriado
Considerando a seriação como instrumento artificial de classificação dos estudantes, esta escola se organiza como um único grupo, com crianças e adolescentes de diferentes idades, que farão tanto atividades conjuntas - no todo ou em diferentes subgrupos - quanto individuais, em respeito ao planejamento individual de cada um e ao desenvolvimento dos projetos. Os desejos, interesses, conhecimentos e habilidades são os propulsores da organização dos estudantes, de forma que cada um explore seus potenciais, livre das expectativas massificadas e limitantes das organizações seriadas.

2 comentários:

  1. Olá amigos,

    Conheci a proposta de vocês através de uma amiga em comum, a Delma. Gostaria muito de colaborar como educador, pois comungo dos mesmo sonhos e ideais, gostaria de saber como entrar em contato. Meu e-mail: domfelipeobelar@yahoo.com.br
    Um abraço fraterno

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  2. Que belo blog e que bela proposta!
    Seguirei vocês e depois passarei com mais calma para ler tudo!

    o/

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